segunda-feira, 11 de abril de 2011

TREINAMENTO - VOLTA À ILHA SUL

      Antes de realizar a volta completa, estamos testando as estradas e os nossos corpos. O desafio do pedal de sábado foi, como planejado, o trecho do Sertão do Assopro (Ponto B ao C), subidinha ardida de estrada de chão que interliga o Pantano do Sul (extremo sul sudeste) ao Ribeirão da Ilha (extremo sul sudoeste).

    
      Saímos do Pantanal em direção ao Pântano do sul (desistimos de entrar no Campeche para economizar energia), seguimos pela rota mais simples até o Sertão, pela Estrata Rozália Paulina. Todo o trecho até a chegada no Sertão foi calibrado com vento sul moderado, que deu uma forçadinha nos pedais. À entrada do Sertão, olhávamos para cima e já sentíamos o drama, até subimos nas Bikes, mas poucos metros à frente decidimos revezar entre pedaladas e passadas.
      A subida vale a pena, pois a vista é linda, é possível enxergar o Pantano do Sul, Açores e um pedaço grande de céu, que se confunde com o mar. Há alguns trechos planos, intercalados com subidas e descidas que também tiram alguma energia de você.Veja fotos aqui
      Eu diria que o ápice é a descida para o Ribeirão, é a recompensa daquele esforço impetrado contra à gravidade. Porém, mesmo na decida, há de se fazer força, isto por que é extremamente íngreme,  arenosa, com cascalhos grandes e secos, o que faz o pneu derrapar com facilidade. Descemos de pé, segurando nos quadrícepes, mantivemos os freios apertados entre 50% à 90%, soltando apenas para curtir algumas partes e foi assim que conseguimos evitar as quedas, pois a trilha é traiçoeira.

                                                 A - Subida pelo Pantano do Sul               B - Descida pelo Ribeirão


      Já em direção ao norte, decidimos verificar junto à Base Militar se era possível efetuar a rota sul por dentro, (rota mais redonda) mas não tivemos nossa entrada autorizada. Era o que se imaginava, mas não foi problema, retornamos pela BR mais nova do sul da ilha e quando efetivamente formos realizar a volta completa, solicitaremos a autorização devida.

      Tivemos um saldo positivo:
            Zero Quedas
            53 Km percorridos
            Pouco trânsito
            Subida tranqüila
            Pneus intactos 
            Tempo total de 4h 30min. com paradas.

Um comentário:

  1. Ana e Murilo, muito obrigado por ter enviado o link deste blog que muito me interessou.
    Valeu por linkar tb o meu aqui... Penso em voltar a postar e estou adorando ler/acompanhar essa aventura que vcs decidiram iniciar!
    Treinamento com fotos fantásticas, que me deixaram com "água na boca"/inveja... hehehe

    Abraçao!

    ResponderExcluir