terça-feira, 27 de setembro de 2011

JURERÊ INTERNACIONAL

      Este longo intervalo sem pedalar poderia ser um protesto quanto as más condições de asfalto, falta de acostamento e sinalização, imprudência dos motoristas e intolerância no trânsito, mas não, não é. É tempo sem andar de bike mesmo. Mas, retomando as pedaladas, após uma queda fenomenal na Beira-Mar Norte que me renderam pele ralada nos cotovelos, no colo e no joelho, fomos dar um passeio em Jurerê Internacional. A ideia ainda é fazer volta à ilha, mas nossos corpos estão em adaptação, principalmente porque ficamos longos períodos sem pedalar. Mas tudo a seu tempo, o importante é estar em movimento.
      Ir à jurerê nos fez refletir sobre a condição existencial de ciclista. É engraçado, de uma forma muito sarcástica, na verdade é trágico pensar o quão insignificante somos em relação aos carros, carretas e caminhões. Os veículos passam à 110-130 Km/h fazendo um vento que quase te tira o rumo, certamente a maioria nem te percebe e aqueles que te notam são capazes de se aproximar do meio fio apenas para te ver em pânico (isso pode matar). Parte da SC-401- Norte não tem acostamento, por isso optamos por seguir pelo João Paulo.


      À SC- 404, que dá acesso à Jurerê existe um memorial ao triatleta Rodrigo Machado Lucianetti que pedalava no acostamento e foi atropelado por um veículo dirigido por um adolescente supostamente embrigado em 2008 e faleceu na hora. Naquele local existe uma ghost Bike, uma bicicleta pendurada no alto de um pilar, toda pintada de branco, para lembrar e conscientizar, é impossível deixar de refletir a respeito.
      Por outro lado, continuamos pedalando, mesmo com medo, afinal, a vida é feita para ser vivida (e torcemos para que nenhum irresponsável covarde nos ceife a vitalidade). O pedal foi de tamanho razoável (isto significa que após concluído, conseguímos ficar em pé sobre nossas pernas), enfrentamos um vento de frente ao retornar, mas pedalamos continuamente, conversando sobre algumas coisas como o que acabo de discorrer.



            50,5 Km percorridos
            Bastante Trânsito
            Condição das estradas perigosa para o ciclista
            Tempo total de 3h 30min. com muito vento contra durante todo o caminho para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário