quinta-feira, 17 de março de 2011

PESQUISA DE BIKES - RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO

       Para não ser ludibriada por nenhum vendedor capcioso e espertalhão, procurei entender melhor sobre componentes, qualidade e marcas de Mountain Bike, efetuando uma pesquisa comparativa entre peças de características inferiores, regulares/boas, superiores e profissionais, conforme quadro demonstrado a seguir.
       Tendo em vista o planejamento inicial, qual seja, adquirir uma bike de qualidade boa/regular, resistente, leve, durável e eficiente, com o menor preço possível, formei algumas conclusões:
1. Em uma Bike importada é essencial verificar quais são os componentes, pois a bicicleta nacional pode ter peças de qualidade superior e ser mais barata.
2. As peças vendidas pela internet são relativamente mais baratas.
3. Os modelos de bikes pré montadas muitas vezes são mais baratos que montar uma bike. A diferença é a especificidade e particularidade de ter uma bike com montagem exclusiva.
4. O pneu de largura 1.0-1.6 é para asfalto. De largura 1.7-2.0 é Cross country (a modalidade em questão). Acima deste valor é para Down Hill.
5. Os atletas profissionais procuram diminuir ao máximo o peso da bike, por este motivo o material mais utilizado é o Carbono (em todas as peças), que é extremamente caro.
6. A Shimano domina a classe dos componentes/engrenagens para Bikes. A marca possui diferentes conjuntos/kits e denominações, conforme qualidade e utilidade. As peças classificadas como Shimano Tourney são das mais simples, do modelo Shimano Altus e Acera são sutilmente melhores, Shimano Alívio é ainda melhor, Shimano Deore, excelente qualidade e funcionalidade (são ideais para o que desejo) e Shimano Ultegra, de qualidade superior. Ainda, há categorias que compreendem peças de qualidade profissional, como, Shimano SLX, XT e XTR, esta última com preço de custo bem elevado.
       Quando for à loja escolher minha Bike, serei criteriosa e rigorosa verificando todos os componentes e não mais olharei para aquelas magrelas, achando que todas são iguais umas às outras.
       Elaborei uma planilha para melhor exemplificar quais as peças se deve observar, enquadrei-as em categorias e trouxe sugestões de marcas. Como se pode observar, em relação aos componentes de qualidade profissional não há muitas informações, pois há necessidade de se adotar critérios muito mais precisos dos que adotei em termos de Mountain Bike para competição.  Além do mais, alguns valores podem estar imprecisos, devido aos preços promocionais e ofertas da internet, por este motivo inclui ao final uma "quebra de preço" de R$ 300,00.

TABELA COMPARATIVA DE CUSTO/BENEFÍCIO - Pesquisa elaborada por mim.






Um comentário: